Buscar

Adaptabilidade: o constante reinventar-se



A capacidade de se adaptar!


Notar o que pede o momento presente e se adequar a ele. Ser flexível para sair de um estado, de uma situação, e encarar outra rapidamente. É conseguir virar a chave e estar pronto para responder ao que pede o agora.

Adaptar-se é conseguir se encaixar de maneira satisfatória, é redefinir a rota e perceber que às vezes o que basta é mudar a trajetória, trocar de caminho, de postura, inverter a ordem das coisas, que tudo se organiza.

Desapegar-se de conceitos fechados, ser livre para mudar quando necessário, é abrir mão do antigo, do que não funciona mais e abraçar o novo. É sacudir a zona de conforto, renunciar ao conhecido e fazer morada no inédito. É estar pronto para surfar a onda que chegar, seja ela mínima ou gigantesca, é estar pronto e preparado para fazer o que tiver de ser feito. É ter a capacidade de se reinventar constantemente, não se contentar com a caixinha estruturada do técnico e enxergar-se multifacetado, com habilidades que hoje se encaixam aqui, mas que amanhã pode ser ali e, depois de amanhã, acolá.

Adaptar-se é o contrário do acomodar-se, é estar em movimento constante e fluir pra onde o momento chamar.


Mas, como?


Para se aprofundar mais na Adaptabilidade, separei algumas "sacadas":


Seja Humano – não busque a perfeição de uma máquina, busque a excelência. Não pare no possível, não precisa ser o melhor, precisa ser o seu melhor. Tenha clareza que tudo muda o tempo todo e que você precisa mudar junto, se não, ficará pra trás


Amplie o olhar – Enxergue o ruim, mas abra os olhos pro bom também. Julgue tudo. Tudo na vida tem pelo menos dois lados. Ao enxergar a maior parte do cenário, é possível criar e se abrir para mais soluções.


Desapego – Apaixone-se pelo problema e não pela sua ideia e solução. Explore, esmiúce a questão, melhore a pergunta. Às vezes, insistimos em resolver uma situação por um único caminho, topamos apenas uma solução. Se você quer resolver, abra caminhos.


Flexibilidade – aprenda com tudo, inclusive com o ruim e use-o a seu favor. Agregue, não despreze nada, aproveite tudo e se amplie com isso.



Paula Maria

10 visualizações

Feito por Eu Quero, Eu Crio 2019 · Todos os direitos reservados