Buscar

Soft Skills: As Habilidades do Futuro


Soft Skills são habilidades humanas que possuímos e usamos desde sempre, são nossas capacidades comportamentais, competências subjetivas que vão além do racional, passando pela emoção. Consideradas as habilidades do futuro, são procuradas com vela acessa pelos RHs mundo a fora e avaliadas lado a lado com as Hard Skills, capacidades técnicas.


Cada vez mais, o mercado valoriza os profissionais com o maior número de softs desenvolvidas, pois um profissional que possua inteligência emocional elaborada atuará de maneira mais eficaz na resolução de conflitos, por exemplo. Há mais de uma década elas estão em voga, hoje é sabido que os profissionais, na maioria das vezes, são contratados pelas capacidades técnicas e demitidos pelas capacidades comportamentais, ou melhor, pela ausência delas. Além disso, o futuro tá logo ali e, a curto prazo, muita mão de obra técnica e especializada será substituída por computadores. Sim! Logo logo eles serão, além de rápidos, mais inteligentes que nós, isso é um fato.


Mas o humano não está fadado ao desaparecimento, há capacidades que nenhuma máquina será capaz de replicar, imitar ou substituir, como criatividade, empatia, acolhimento, comunicação, entre outras tantas. O grande diferencial é ser humano, e essas são as nossas capacidades, ou seja, as tais soft skills. Ah! Vale lembrar ainda que não apenas pro mercado de trabalho elas são importantes, no mundo globalizado, onde as relações são cada vez mais virtualizadas e ligeiras, a elaboração de competências comportamentais são condição para melhorar a comunicação, entendimento e convivência entre as pessoas.


Paula Maria

10 visualizações

Feito por Eu Quero, Eu Crio 2019 · Todos os direitos reservados