top of page

Autoconhecimento: a habilidade de saber Você



Autoconhecimento é conhecer-se, saber o máximo sobre você.


Quem você é, onde está, onde quer chegar, por qual caminho trilhar e qual preço está disposto a pagar? Quais são suas capacidades, seus limites, vontades, desejos e objetivos, o que sabe e o que ainda precisa aprender? Estas são perguntas de ouro, que valem ser respondidas com sinceridade e consciência.


Saber o porquê você quer o que quer, faz o que faz, o que te move a continuar ou desistir de uma ideia, um sonho, quais são seus motivos, suas razões, seu propósito. Conhecer seus sentimentos, o que gera o seu comportamento, o que te impulsiona agir de um jeito ou de outro. É saber o que te impacta, como e por que, e como você impacta o seu entorno.


Autoconhecimento é olhar pra dentro e enxergar ao longe. Quando você se conhece, tem de fato liberdade para fazer melhores escolhas, pois sabe exatamente porque optou por isso e não por aquilo. É imprescindível perceber que conhecer-se é jornada e não ponto de chegada, o mundo muda e a gente muda com ele, então, algo que era claro e resolvido ontem, talvez não seja semana que vem. Quando você se conhece bem, você cria mecanismos e aprende a lidar com as oscilações, incertezas e mudanças que você, a vida, as relações e o trabalho te apresentam. Enfim, quanto mais você se conhece, mais aprende a lidar com você e, quando você sabe lidar com você, está apto a lidar com qualquer um, porque, no fundo, é tudo sobre gente, na real, é tudo sobre a gente.


Mas, como?


Olhe pra si, mergulhe em você, faça uma especialização em si mesmo. O que você procura está dentro, não fora. Não perca tempo perguntando pro mundo, questione o seu mundo, tenha foco e persistência, respeite o tempo das coisas. Neste momento, mais vale a direção que o ritmo. Fuja das receitas prontas, a autoajuda não vai te ajudar, você é a sua maior ajuda. Tenha claro que conhecer-se não é um lugar onde chegar, mas uma estrada a caminhar que só termina quando você terminar.


Tenha clareza absoluta de quem é, de tudo que é, não se esconda de si, descubra, inclusive e principalmente, o que não admira em você, afinal, só mudamos aquilo que temos consciência que possuímos, não adianta fazer que não vê, encare-se.


Saiba quem é, coloque um ponto de interrogação no final de cada afirmação que faz a seu respeito, aceite a resposta, mas não se contente com ela, melhore a pergunta sempre. A resposta certa nasce da pergunta certa: Questione-se!


Para quem quiser explorar mais o Autoconhecimento, aqui vão algumas “Sacadas”:


  • Olhe pra dentro de você - Apresente-se, se interesse por você. É como conhecer uma pessoa que acabaram de te apresentar: busque saber de você, gostos, desejos, vontades. Vasculhe-se, faça uma especialização em si mesmo e saiba tudo de si.


  • Coloque um ponto de interrogação no final de cada definição a seu respeito – Questione-se, aceite, mas não se contente com a resposta inicial nunca, sempre tem mais, somos complexos demais para definições rápidas e superficiais. Aprofunde-se, procure nos cantinhos escuros, lá estarão os maiores e melhores segredos. Queira conhecer o seu escuro, não deixe se levar pela sua luz e o colorido, o melhor de você talvez esteja nas sombras opacas.


  • Consciência - Saiba exatamente o seu tamanho – Tenha clareza absoluta das suas capacidades, o que você sabe, o que conhece, em que é bom, o que dá conta. E, na mesma medida, saiba os seus limites, o que não sabe, o que nunca ouviu falar, o que é péssimo, o que não é possível pra você, o que está disposto a aprender e tem capacidade para tal. Tenha clareza dos seus defeitos, mas não defeitos elogiosos para aprovação de dinâmicas de grupo, DEFEITOS MESMO, o sórdido de você; e das suas qualidades também, sem falsa modéstia.


  • Esteja no presente, mas mire no futuro – Saiba onde está, mas tenha clareza de onde quer chegar, que caminho deseja trilhar e que preço está disposto a pagar. Mire alto e busque obstinadamente o que você quer.


  • Comece – Não espere o melhor momento, o alinhamento astral, o dinheiro suficiente, a hora H. Nada disso existe de fato, oportunidade é a gente que enxerga e cai dentro; e quando não tem nenhuma pra ver, a gente fabrica. A hora é agora, comece com o que dá, com o que você tem, com o que você sabe, mas COMECEEE!


Paula Maria

bottom of page